website website
Pular para o conteúdo

FRETE GRÁTIS PARA TODO O BRASIL

    Cultivo orgânico de batatas: quando e como plantar, plantar e colher!

    UM CONHECIDO com quem COMPRO sementes de batatas e eu estávamos coçando nossas cabeças enquanto preenchíamos o formulário de pedido, apagando a linha onde dizia "data de envio preferencial". Quão cedo queremos que eles cheguem, nos perguntamos como fazemos todos os anos. É hora de revisar isso e outras questões sobre quando e como plantar e colher batatas.

    Muitas empresas de sementes enviam antecipadamente, com base em estimativas aproximadas de datas de geada para cada área que podem não ser exatamente o que está acontecendo em sua casa, mas é realmente quando eu quero que o começo chegue? Vimos os conselhos de Alley Swiss, da Filaree Garlic Farm, um fazendeiro orgânico certificado de longa data em Okanogun, Washington, cujas principais safras - alho e batatas - também são as favoritas em minha horta.

    Como cultivar batatas, com Alley Swiss

    P. Quando é o momento certo para plantar - existe uma dica na natureza para nos lembrar, ou a temperatura do solo ou a data do calendário que estamos procurando?

    R. No mínimo, eu recomendo plantar duas a três semanas antes da data média da última geada. As batatas-semente podem apodrecer se plantadas muito cedo em solo com água fria. Se suas batatas sofrerem uma forte geada depois de emergirem, elas darão novos brotos, mas cada vez que morrerem, produzirão uma colheita menor e posterior.

    Eu gosto de esperar que o solo aqueça um pouco, e então eles emergem rapidamente e crescem continuamente sem estresse. Do final de março ao início de maio é uma boa época para plantar batatas nos estados do norte. Nas áreas mais quentes do Sul, eles podem ser plantados no final do outono ou início do inverno.

    Onde eu cultivo, o ponto de referência local é plantar suas batatas quando a neve da montanha estiver quase derretida. Quer sejam os primeiros dentes-de-leão florescendo ou um inseto específico emergindo; se você conversar com os jardineiros do local onde mora, eles provavelmente também terão uma referência local.

    P. Às vezes, quando as batatas-semente chegam, algumas são quase uma bola de tênis e algumas são meros ovos. Devo cortar os maiores e devo deixá-los calos antes de plantar?

    R. Muitas pessoas optam por cortar suas batatas com sementes maiores em pedaços. A vantagem de fazer isso é que sua semente irá mais longe e provavelmente produzirá um rendimento geral maior.

    Se você decidir cortar suas batatas maiores, certifique-se de deixar pelo menos dois “olhos” para cada peça. Use uma faca limpa e afiada para cortar a batata em vários pedaços grandes pouco antes de plantar.

    Deixar os pedaços cortados em um local fresco e úmido durante a noite lhes dará tempo suficiente para calos antes do plantio. O calo ajudará a prevenir a infecção por contato com o solo.

    Nós plantamos nossas batatas-sementes inteiras para minimizar os danos dos vermes. Se você tiver problemas com vermes, larvas ou outras pragas, plantar batatas inteiras pode ser uma boa ideia. As pragas são atraídas pela suculenta carne exposta de uma batata cortada.

    P. Eu li muitas variações sobre a preparação do solo para batatas. Existe algo que eles querem e algo que não? (Por exemplo, eu li para evitar o uso de esterco na cama de batata.)

    R. O solo ideal para o cultivo de batatas é uma argila profunda e solta que retém a umidade e também drena bem. Felizmente, para aqueles sem solo "ideal", as batatas são resistentes e se adaptam bem a muitos tipos de solo difíceis. Muita matéria orgânica é recomendada para os melhores rendimentos. É melhor incorporar matéria orgânica ou composto ao solo no outono, para que o solo tenha tempo de equilibrar os nutrientes adicionados.

    O esterco fresco pode ativar o patógeno “sarna”, o que torna as batatas feias, mas ainda comestíveis. Por esta razão, uso apenas estrume bem compostado quando preparo o solo para a produção de batatas. Se você não tiver acesso a esterco compostado, um fertilizante bem balanceado pode ser usado (eu uso um 4-2-2 orgânico). Muito nitrogênio atrasará a produção de raízes e você pode acabar com plantas enormes com batatinhas.

    P. Então, estou pronto para plantar, seguindo sua orientação de preparação acima. O que agora? Profundidade e espaçamento adequados - e é o mesmo para um padeiro grande ou um alevino pequeno?

    R. Cave uma trincheira rasa com cerca de 6-8 polegadas de profundidade. Isso pode ser feito com um ancinho em solo solto, mas você pode precisar de uma pá ou enxada em solos mais pesados.

    Coloque as batatas cortadas a 25-30 centímetros de distância na trincheira. Se as batatas maiores forem plantadas inteiras, elas produzirão plantas maiores e devem receber um pouco de espaço extra, 12-16 polegadas.

    Um espaçamento de 36 polegadas entre as linhas é adequado, mas se você tiver espaço extra, mais espaçamento tornará o amontoamento mais fácil.

    Alevinos e outras batatas pequenas podem ser plantadas mais perto, mas não menos do que 20 centímetros entre as plantas. Cubra as plantas com cerca de 3-4 polegadas de solo, deixando a trincheira parcialmente cheia.

    P. O monte é provavelmente a parte mais confusa (e mais trabalhosa). Quando, com que profundidade e frequência eu morro, e de onde vem todo esse solo extra? Posso usar palha ou molde de folha compostada ou algum outro parecido?

    R. O amontoado é a parte mais crucial, cansativa e divertida do cultivo de batatas. Quando as batatas atingirem cerca de 20 a 25 centímetros de altura, espalhe terra ao redor das videiras de ambos os lados. Isso pode ser feito com um ancinho em solos soltos. Se o seu solo for duro, você pode precisar cultivar o solo antes de rastelar ou usar uma enxada.

    Certifique-se de não cultivar muito perto das plantas jovens para não perturbar o novo sistema de raízes. A amontoa traz solo solto ao redor das vinhas, onde as batatas se formarão, além de aprofundar as raízes em solo mais fresco. Com o primeiro amontoado, gosto de cobrir as vinhas de modo que apenas as folhas de cima fiquem expostas. Isso permite um segundo amontoado mais raso feito 2 a 3 semanas depois, com 2 a 4 pol. Adicionais de solo ao redor das vinhas.

    Uma palha solto e que permite que o solo respire pode ser aplicado após, ou em vez de, um segundo amontoado. Eu recomendo palha [foto acima, um segundo amontoado de palha no jardim de Margaret] porque respira bem, mas as folhas podem ser usadas desde que não sejam aplicadas com muita espessura.

    Uma boa camada de cobertura morta pode ajudar a proteger as videiras dos besouros da batata, criando uma barreira, bem como fornecendo habitat para os insetos que comem as larvas do besouro. A parte divertida de amontoar é olhar para suas linhas lindamente recortadas quando terminar!

    P. Qual é o sinal acima do solo para quando está tudo bem para colher novas batatas? Todas as variedades oferecem essa possibilidade?

    R. Batatas começam a produzir tubérculos após a floração. Várias semanas após a floração, cave o solo solto nas laterais das videiras e você não deve ter que cavar fundo para encontrar novas batatas de casca fina. Estes podem ser retirados da planta sem prejudicar o desenvolvimento das batatas ainda em maturação.

    As batatas com textura cerosa são melhores para uso imaturo. A variedade ‘All Red’ é uma batata nova colorida com casca vermelha brilhante e uma faixa rosa na polpa. ‘Yukon Gold’ é outra variedade de maturação precoce com ótimo sabor.

    P. Como posso saber quando a colheita está concluída e por quanto tempo posso deixá-los com segurança no solo depois disso?

    R. As batatas estão prontas para a colheita quando suas vinhas morrem e perdem a maior parte de sua cor. Isso pode ocorrer com uma geada ou simplesmente quando atingem a maturidade total.

    Gosto de cortar as vinhas algumas semanas antes da colheita. Isso ajuda a fortalecer as películas para um bom armazenamento.

    As batatas podem ser deixadas no solo durante várias geadas, mas devem ser colhidas antes do perigo de uma forte geada que pode danificar as batatas mais próximas da superfície.

    Agora você já sabe as melhores dicas para ter um plantio orgânico de batatas. Comece esse hobby ainda hoje!

    Conheça nossos produtos para sua Casa & Jardim.

    Conheça a Broca Espiral JardimPro®.

    Conheça o EnxerTec® - Kit Tesoura Alicate para Enxertia + Estojo + Fita Biodegradável para Enxerto.

    Deixe um comentário

    Os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados

    ✔️ Produto adicionado com sucesso.